top of page

Projeto “Fotografia: uma janela”

[...] Aliás, a sensibilidade estética não é um atributo inato ao sujeito, nem o senso estético é uma qualidade natural ao objeto, consequentemente, a formação dos sentidos humanos se configura como uma das principais tarefas da escola, sobretudo, no âmbito do ensino de artes. [...] a grande maioria não consegue compreender e interpretar os significados das imagens para além do que se apresenta de imediato. [...] a leitura de uma imagem, enquanto prática humana, requer um campo de conhecimentos interdisciplinares, tanto históricos e antropológicos quanto estéticos, que consubstanciem a aprendizagem de estratégias de interpretação das imagens (SCHLICHTA, 2006, p.359).


 

     As crianças já desfrutam de experiência visual antes mesmo de entrar na escola. Desfrutar de experiências visuais é um fato, mas apenas isto não é garantia de estar compreendendo o que lê ou que já se tenha uma habilidade crítico-reflexivo desenvolvida. A fotografia pode ser um importante apoio pedagógico para qualificar esta aprendizagem.

     Produzir e apreciar imagens envolve também nossos sentimentos, sensibilidade e criatividade. Assim, exercícios conjuntos de leitura e construção de imagens desenvolvem a linguagem pessoal do educando, auxiliando-o na comunicação com o mundo externo.

      Com base nestes conceitos, e considerando a importância cada vez maior das imagens em nosso cotidiano e na assimilação de qualquer aprendizado, propomos este projeto.

     Durante o 5º ano do Ensino Fundamental, muitos diferentes aspectos são estudados, desde a história da fotografia, seus usos, questões técnicas e a formação da imagem, até o estudo da obra de alguns artistas e diversos ensaios fotográficos. A culminância do trabalho é a elaboração de ensaios em grupo. Neste ano de 2016 o lançamento do site do projeto possibilita conhecer a visão de muitos estudantes, deste ano e de anos anteriores, valorizando suas produções.


     Alcioni B. D. Schlichta, Consuelo. Leitura de imagens: uma outra maneira de praticar a cultura Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 31, núm. 2, julho-dezembro, 2006, pp. 353-366 UFSM, RS, Brasil

bottom of page